Marca do PPGIME - Programa de Pós-Graduação do IME
logo ime

Tire suas dúvidas sobre o Programa de Pós-Graduação em Matemática

duvidas

Perguntas e Respostas mais freqüentes sobre Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFG

Com o intuito de dirimir dúvidas, apresentamos uma lista de perguntas e respostas que geralmente são feitas à Coordenação do Mestrado em Matemática.
Observamos que o curso de Mestrado e Doutorado  em Matemática é regido pelas Resoluções CEPEC/UFG Nº 972 e CEPEC/UFG Nº 951.

1. Como ingressar no Mestrado ou Doutorado?

Através de processo seletivo realizado semestralmente. O edital de inscrição para a seleção é divulgado, geralmente, nos meses de outubro para entrada em março do ano seguinte e em abril para entrada em agosto.

2. Qual é a documentação exigida para a inscrição?

Ficha de inscrição; Diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação em Matemática ou área afim ; Fotocópia do histórico escolar; Fotocópia da Carteira de Identidade; Comprovante de conhecimento da língua estrangeira inglês (opcional). Para ingressar no Doutorado, além da documentação acima, é necessário o Diploma ou declaração de conclusão do curso de Mestrado em Matemática ou área afim.

3. É necessário fazer curso de verão para ingressar no Mestrado ou Doutorado?

Não necessariamente. O curso de verão consiste em um novo processo seletivo.

4. Como é feita a seleção?

A seleção é feita pela Comissão Seleção do Programa e consistirá de três etapas:

• Etapa 1 – será eliminatória e classificatória e consistirá em um exame de admissão. Nesta etapa, o candidato poderá ser:

i. aprovado diretamente.

ii. não será aprovado.

Em qualquer um desses casos o candidato deverá realizar o exame de língua inglesa.

• Etapa 2 – consistirá da realização de um exame de língua inglesa e será classificatória. Esta última etapa será realizada pelos candidatos aprovados e classificados nas etapas 1.

5. Quais são as disciplinas?

O Curso de Mestrado e Doutorado em Matemática abrange as disciplinas que integram as seguintes áreas de concentração: Álgebra, Análise, Geometria, Otimização, Sistemas Dinâmicos e Probabilidade.

6. Qual é a duração do Curso?

Terá a duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado e duração mínima de  30 (trinta) meses  e máxine de 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado.

7. Todos os alunos têm bolsas?

O Programa de Pós-Gradação em Matemática tem bolsas financiadas pela CAPES, pelo CNPq e pela UFG. A concessão dessas depende prioritariamente do mérito acadêmico do aluno e também da sua exclusiva dedicação ao curso.

9. Qual é o valor das bolsas de Mestrado e Doutorado?

Veja nos endereços do CNPq e CAPES

10. O curso é pago?

Não pelos estudantes. O curso de Pós-Gradação em Matemática é mantido com recursos públicos.

11. O que é aluno especial?

É o aluno inscrito em disciplinas isoladas, selecionado por uma comissão, com base no histórico escolar.  Em geral, a seleção é feita a cada início de semestre quando é divulgado o Edital de Seleção, apresentando os requisitos necessários para a inscrição e para a seleção. No edital está ainda o número de vagas pela Coordenação do Programa nas disciplinas oferecidas no semestre.

12. Quem pode ser aluno especial?

Quem já concluiu o curso de graduação em matemática ou área afim.

13. Quantas disciplinas o aluno especial pode cursar por semestre?

No máximo duas, a critério da coordenação.

14. As disciplinas cursadas como aluno especial poderão ser aproveitadas no Curso de Mestrado?

Sim. O aluno especial que preencher os requisitos do Programa e for selecionado no processo de seleção, como aluno regular, poderá solicitar aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, desde que tenha obtido conceitos A ou B, e que o prazo de conclusão da disciplina não ultrapasse dois anos.

Fonte : IME-UFG